Instalando softwares no Netbook

Por: Carlos Machado (Info)

Software no netbook? Veja como instalar



Truques para instalar programas em minilaptops que não contam com unidades de CD ou DVD integradas


Uma característica comum dos netbooks é a ausência de drive óptico, de CD ou DVD. Isso cria uma pequena dificuldade para a instalação de aplicativos distribuídos nesse tipo de mídia. Mas é algo que pode facilmente ser contornado com alguns truques.

CD/DVD EXTERNO


A primeira forma de resolver isso é usando um leitor de CD/DVD externo. Conecte o drive a uma porta USB do netbook e faça a instalação. Mesmo que você não tenha um drive externo, é possível usar um periférico para uso interno acoplado a um adaptador SATA ou IDE. O periférico se liga, do mesmo modo, a uma porta USB.

PEN DRIVES, HD EXTERNO, DOWNLOAD OU E-MAIL


Para instalar programas não contidos em CD ou DVD, as opções são mais fáceis e variadas. Arquivos pequenos podem chegar ao minilaptop num pen drive, num cartão de memória, por download ou como anexo de e-mail.Também se pode tentar a seguinte alternativa: copiar todo o conteúdo do CD para um pen drive e executar a instalação a partir desse pen drive. O sucesso não é absolutamente garantido, mas, na maioria dos casos, essa gambiarra funciona.

DRIVE COMPARTILHADO


Uma solução um pouco mais trabalhosa, mas também válida, é compartilhar o drive de CD/DVD num micro de mesa ligado à rede. Assim, o minilaptop pode executar o programa de instalação no drive do PC. Como se faz esse compartilhamento? Veja como proceder num micro de mesa com o Windows Vista.

1 - Habilite o compartilhamento


Acione Meu Computador. Clique com o botão direito no drive de CD/DVD e escolha Compartilhar. Na tela que se abre, clique em Compartilhamento Avançado. Surge outra janela. Marque a caixa Compartilhar a Pasta. Em Nome de Compartilhamento, dê um nome para a pasta – por exemplo, LeitordeCD. Dê OK. Feche a outra janela.

2 - Configure o compartilhamento


Agora, o ícone do drive mostra duas pessoas, simbolizando que ele está disponível para mais de um usuário. Mas ainda faltam alguns ajustes para que o netbook possa enxergar esse drive. Abra o Painel de Controle e, no bloco Rede e Internet, acione Configurar Compartilhamento de Arquivos. Na nova tela, clique em Personalizar. Escolha a opção Particular. Isso diz que o acesso aos arquivos se dará somente na rede interna. Clique em Avançar e depois em Fechar. Em Compartilhamento de Arquivos, escolha a opção Ativado. Pronto.

3 - Conecte o netbook


Agora, acione Iniciar > Computador > Propriedades. Veja o nome do item Grupo de Trabalho. Aqui é Workgroup. Anote esse dado. Passe agora para o netbook. Conecte-o, via cabo ou Wi-Fi, à rede onde está o micro de mesa. Acione Iniciar e clique com o botão direito em Meu Computador. No menu, escolha Propriedades. Agora, na guia Nome do Computador, leia o nome do grupo de trabalho. Se não for o mesmo que o do computador de mesa, você precisa mudá-lo. Para isso, clique em Alterar. Digite o nome Workgroup na caixa Grupo de Trabalho. É preciso reiniciar o micro.

4 - Localize a rede

Agora, no Windows Explorer, abra a pasta Meus Locais de Rede, depois Toda a Rede, Rede Microsoft Windows. Surge o ícone do grupo de trabalho. Dê um duplo clique para abri-lo. Aparecem os micros do grupo.

5 - Inicie a instalação

Dê um duplo clique no ícone do micro de mesa onde está o drive. Lá está a unidade LeitordeCD. Ponha nela o CD. Abra-a e execute a instalação do programa desejado.




Vanessa Paiva

Aficcionada por tecnologia e tudo mais que for prático e funcional.

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